A muito tempo atrás AD postou como se conectar por ssh sem senha através de uma chave publica (você pode ver esse post aqui). É super simples e pratico, porém, com a gente nunca vai funcionar de primeira, por isso vou explicar duas possíveis causas para falhar (pedir senha).

Bem, se você foi no link para ver como faz, vai ver que na máquina remota (onde você vai conectar sem senha), deve ter na pasta /home/wcunha/.ssh/ um arquivo authorized_keys. Esse arquivo deve ter permissão 600 (não vou explicar o que é o 600 aqui porque já tem uma breve explicação nesse post aqui).

Assim que se copia/cria o authorized_keys deveria ser assim:

[[email protected] ~]$ cd .ssh/
[[email protected] .ssh]$ ls -l
-rw-r--r-- 1 wcunha wcunha 0 Jul 21 21:34 authorized_keys
[[email protected] .ssh]$ chmod 600 authorized_keys
[[email protected] .ssh]# ls -l
-rw------- 1 wcunha wcunha 0 Jul 21 21:34 authorized_keys

Isso deveria funcionar na maioria dos casos, mas, como já disse no começo do post, com a gente vai sempre faltar alguma coisa! Vamos ver como esta a permissão da pasta .ssh, essa deve estar com permissão 700.

[[email protected] ~]$ ls -la
drwxr-xr-x 2 wcunha wcunha 4096 Jul 21 21:44 .ssh
[[email protected] ~]$chmod 700 .ssh/
[[email protected] ~]$ ls -la
drwx------   2 wcunha  wcunha  4096 Jul 21 21:44 .ssh

Bem, com isso se não funcionar, checa quem é o owner do arquivo, se é o mesmo usuário onde está a pasta .ssh! Resumo do post, colocamos permissão no arquivo e na pasta para apenas o owner ter acesso, isso é por segurança, por isso a chave não funciona até você mostrar que está mesmo seguro. Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *