Como já postando aqui, é possível criar chave e estabelecer conexão ssh sem senha (post) entre máquinas Linux. Porém agora vou explicar como fazer isso em um cliente Windows para um server Linux. Bem, primeiramente precisaremos de três aplicações, todas free e são do mesmo desenvolvedor do Putty.

São eles:

PuTTY.exe
Pageant.exe
PuTTYgen.exe

Vamos primeiro criar as chaves privada e publica. Para isso vamos usar o PuTTYgen. Escrevi na imagem os 3 passos que devemos seguir para começar a gerar a chave.

Cópia de puttygen
Depois que clicar no passo numero 3 vamos fazer o que estou dizendo na imagem abaixo:

Cópia de puttygen2
Assim que terminar de “passear” com o mouse vamos passar para a imagem abaixo onde devemos aguardar.

puttygen3
Terminado o passo acima, teremos nossa chave pronta, como mostra a imagem abaixo. Não é necessário criar um passphrase, se quiser pode criar(campo #1). No campo #3 teremos nossa chave publica (id_rsa.pub no linux), essa vamos copiar e colar no arquivo authorized_keys no linux (explicado em outros posts aqui no site). O passo #2 é nossa chave privada (id_rsa no linux), essa vamos salvar em uma pasta qualquer em nosso Windows com a extensão .ppk, só não esqueça onde salvou porque vamos precisar dela.

Cópia de puttygen4
Agora que já temos nossa chave privada e chave publica, supostamente a chave publica já deve estar no authorized_keys nesse momento, vamos configurar no Pageant a chave privada (isso mesmo aquela que você salvou como .ppk). Vamos abrir o Pageant, é possível que ele vá direto para o systray (ali junto com o relógio) clique duas vezes no icone dele e teremos a tela abaixo:

Screen Shot 2014-07-23 at 5.16.16 PM
Vamos em Add Key e buscar a pasta onde esta nossa chave privada e adiciona-la. Assim que terminar teremos algo como a tela abaixo:

Screen Shot 2014-07-23 at 5.17.12 PM
Pronto, agora só clicar em close e nosso Pageant vai voltar para o systray e estamos prontos para testar nosso acesso.

Para testar nosso acesso, tem que ser como abaixo, especificando o usuário para que a chave funcione.

Screen Shot 2014-07-23 at 5.18.04 PM
Tudo funcionando bem deveríamos ter uma tela como essa: 

Screen Shot 2014-07-23 at 5.38.35 PM
Bem espero que esse post ajude aos usuários de Windows a conectar em seus servers Linux.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *